quinta-feira, 29 de março de 2012

Heróis da Fé VI



O Herói da Perseverança

Esse texto surge de uma meditação acerca de um homem que não teria, aos nossos olhos, características próprias de herói. Temos um modelo idealizado e com certeza, se você parar para pensar, você imaginará um personagem forte, comprometido em salvar os frágeis, ou até mesmo pensará em um ex-Men mutante e cheio de super poderes.

Esse herói que apresento a vocês possuiu duas fases de heroísmo. Primeiro foi herói na carne (aos olhos humanos), foi herói entre os Judeus, herói segundo suas próprias vontades e concepções. Ele era sábio e instruído na Lei. Possuía inteligência inigualável e por acreditar em sua causa, perseguia os cristãos. Herói? Para determinado grupo sim. Um homem que se importava e dedicava sua vida por uma causa, embora totalmente equivocada.

Esse homem, perseguidor de cristãos, aplaudido por muitos do seu tempo, era Saulo. Porém, o herói que nos edifica com sua trajetória é o que viria depois de uma mudança brusca em sua vida.
Um dia Saulo encontrou Jesus em seu caminho... “Saulo!” Ele o chamou pelo nome e Saulo não conseguiu resistir. Tamanho foi o impacto do amor de Jesus que ele deixou o velho homem para se tornar um novo herói. Agora estamos diante de Paulo, um apóstolo (e herói) de Jesus Cristo. Essa era sua identidade após uma transformação: Paulo!

Será que agora podemos falar em um herói aceito e aplaudido por todos? Não! O maior feito heróico de Paulo foi sofrer perseguições por Cristo. Ele foi chamado para ser apóstolo de Jesus (Rm. 1:1) e abandonou todas as honras desse mundo por amor a Ele. Antes, o Saulo morreria por uma causa própria. Após ele, o Paulo (novo Saulo) morreria por amor a Cristo!  

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Filipenses 1:21

Nesse mundo, até completar a obra, Paulo passou por muitas tribulações. Enfrentou naufrágios, perseguições, tentaram várias vezes contra sua vida, foi preso, torturado, humilhado e desprezado. Mas ele tinha uma missão. Em Romanos ele descreve que fora chamado para ser apóstolo de Jesus. E não importava o que pudesse acontecer, Paulo estava disposto a morrer por aquele que o dera a vida. Uma vida na qual ele nunca havia experimentado.  Tendo essa convicção, Paulo exorta a Igreja a sofrer em nome de Cristo e a se gloriar nas tribulações.

 “... e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. “ Romanos 5:2-5

O maior feito desse herói foi permanecer no amor e na missão que Deus lhe confiara. Ele perseverou. Ele foi fiel até a morte. E mesmo considerando lucro morrer e encontrar a vida eterna ele sabia que tinha uma missão a completar.

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13-14

Paulo foi embaixador do evangelho de Jesus Cristo (Ef. 6:20). Que honra! Que maravilha! Pensamos isso hoje. Mas ele, quando foi chamado, talvez não conseguisse contemplar a gigantesca obra que Deus tinha lhe delegado. Junto às responsabilidades surgem as adversidades, as batalhas... e essas nem sempre são “nível um” de dificuldade. Muitas vezes nos testam até o limite das nossas forças. Porém, em todas as lutas enfrentadas por Paulo, as quais não foram poucas, nem mesmo simples, ele PERSEVEROU no que Deus propusera em seu coração.

“Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.” Hebreus 10:36

E suas virtudes não param por aí... Ele perseverou com alegria!!! Essa alegria vinha de Deus, sua força estava em Deus. Ele sabia que nele podia alcançar todas as coisas.

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente (alegre) em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.Filipenses 4:12-13

Isso não é louco? A primeira postura que temos diante das adversidades é lamentar, lamentar e lamentar... Muitas vezes não paramos para tentar entender o motivo de cada uma delas. E se não dá para entender, muitas vezes nem confiamos que Deus tem o melhor para cada um de nós. Paulo enxergava possibilidades em todas as coisas. Jamais subestimou o poder de Deus. Sabia que Ele conhecia profundamente seu coração e suas necessidades. Seu sustento vinha do próprio Deus.

“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Mateus 6:31-32

Paulo, assim como exortou as igrejas em suas cartas, nos mostra em sua caminhada com Deus que devemos nos alegrar nas tribulações e dar graças a Deus em tudo.

“Regozijai-vos sempre.Orai sem cessar. Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.  1 Tessalonicenses 5:16-18

Essa postura de Paulo não foi mérito próprio, e sua maior virtude como herói foi reconhecer isso. O Espírito Santo que habitava nele foi o diferencial em sua trajetória. E ele nos ensinou que isso também é um processo, e doloroso. Paulo “matou sua própria carne” para que o Espírito Santo de Deus encontrasse liberdade para agir em sua vida. Matar a própria carne é dominar nossas emoções negativas, nossas próprias vontades, nosso ego, nosso sentimento de autossuficiência, altivez, maus pensamentos, egoísmo. Com Cristo, assim como aconteceu na vida de Paulo, somos convidados a abandonar nosso “velho homem” e viver em novidade de vida (Rm.6:6-11).

Infelizmente, a velha natureza não desaparece totalmente. Devemos agir, mas tendo a consciência que o Espírito Santo de Deus é que completa a obra em nós. Podemos discernir que é um processo e que nossas escolhas serão decisivas. Nesse sentido, Paulo nos encoraja a sermos heróis. Não pelas nossas forças, mas pelo poder do Espírito Santo e para a glória de Deus. Em Efésios 6, ele nos revela a sua arma secreta: A ARMADURA DE DEUS. Devemos PERSEVERAR e encarar as lutas revestidos com o cinto da verdade, couraça da justiça, calçados do evangelho da paz, escudo da fé, capacete da salvação e espada do espírito (a palavra de Deus). Mais algumas dicas desse herói: Orar em todas as ocasiões, estar atento e perseverar até o dia de Cristo! Assim o Espírito Santo vai nos moldando (de forma processual) e Deus poderá nos usar para sua glória.

“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6

Thalita Honorato 

2 comentários:

  1. Perfeito! Belissimo texto! XD

    ResponderExcluir
  2. Oi Thalita! Maravilhoso seu texto! Também quero entrar para esse hall de heróis que andam com Jesus até o fim. Vamos? Bjk
    Anis

    ResponderExcluir