quinta-feira, 26 de maio de 2011

O leão e a ovelha



Em um certo dia, não sei bem se era belo, todos os coletores de impostos nas províncias do Império Romano e alguns “pecadores”estavam reunidos para ouvir Jesus dar uma palavrinha. Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam, dizendo: “Este tal de Jesus recebe pecadores e come com eles”.

Então Jesus lhes contou esta pequena história:

“Qual de vocês que possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa.

Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: “Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida”. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.”

Diz a bíblia que Jesus é o Leão da tribo de Judá. Essa metáfora quer dizer que ele é o mais forte, o rei, aquele a quem todos devem obedecer. Nós somos as ovelhas. Jesus também é nosso pastor. Mas, nesse post, usei a figura do leão pra dizer que ele é forte e poderoso. Essa dualidade ovelha x leão comparada a nós e Cristo nos revela algo muito interessante.

Ao contrário do que aconteceria no reino animal, nós não precisamos fugir do leão. Ao invés disso, o leão nos convida a estar com ele. Se nós nos perdemos, ele vem e nos resgata. Ele quer estar conosco, nos proteger, nos salvar.

Essa volta da ovelha perdida significa o arrependimento de um pecador. E a alegria de Jesus é muito grande quando alguma ovelha volta algum pecador se arrepende.

Primeiro, você é uma ovelha um pecador? Segundo, você se perdeu no caminho há algum pecado, erro, falha do qual você precisa se arrepender?

Se a sua resposta para essas duas perguntas tiver sido “sim”, parabéns. Você está pronto para voltar ao lugar onde você deve estar, junto de Jesus – o leão.

Obs.: Essa pequena história falada por Jesus foi escrita pelo Lucas, o evangelista, escritor de um dos evangelhos. Tá lá no capítulo 15.

Lucas Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário