quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ignorância, Paulo Freire e orgulho.



A ignorância é uma virtude.  Alguém disse isso. Será que essa citação é verdadeira?
Está escrito na bíblia, precisamente, em Oséias 4:6, o seguinte: “ O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta  o conhecimento”. A sabedoria, o conhecimento, não são mais buscados como eram antigamente. Onde estão os Platões, os Aristóteles, os Galileus, os Newtons, os Bohrs, os Santos Dumonts, os Einsteins, os Faradays, os C. S. Lewis da nossa era? A resposta certa seria: não estão.

Por que alguém iria buscar o conhecimento, se o facebook , o Messenger e o escambal de mídias sociais não o requerem? Pra que eu vou saber a diferença entre “esta”, “está” e “estar”, se eu posso usar qualquer um desses em qualquer contexto que eu quiser? E, se, alguém me disser que está errado, eu simplesmente respondo: “Escrevi assim porque estou no MSN”. Enquanto a verdade é que você não sabe usar a palavra adequada no contexto adequado.

Ainda há aqueles que sabem um pouco mais que os outros e se colocam numa posição de altivez, de orgulho, de arrogância. Quanto mais você acha que sabe, menos você sabe. Já dizia o ilustríssimo pedagogo brasileiro, Paulo Freire: “Ninguém sabe mais, ninguém sabe menos. Há saberes diferentes”. Comece a adquirir conhecimento nas áreas que te interessam. Se você se interessa por filmes, leia revistas de filmes, blogs especializados, assista alguns e escreva uma crítica sobre eles. Apenas faça algo. Saia da sua zona de conforto.

Leia mais. Se você não tem o hábito da leitura, não comece tentando ler “Assim falava Zaratrusta”, de Friedrich Nietzsche. Comece lendo um livro que te interesse, de um assunto que te seja familiar. Adquirindo o hábito da leitura você está apto a ler livros mais filosóficos, com uma abordagem mais profunda, com uma linguagem mais rebuscada.

Nós não precisamos ser ignorantes. Com 3 anos de idade, Einstein não sabia falar. Com 15 anos já dominava o cálculo diferencial e as integrais. Beethoven fez suas melhores sinfonias após surdez. Você pode escrever um best-seller, uma música que realmente tenha sentido, descobrir a cura do câncer; você pode fazer muitas coisas que podem ser diferenciais na vida de muita gente, contudo, não pode fazer o melhor que você podia fazer sem o conhecimento.

Há mais de dois mil anos, Deus falava através do profeta Oséias, as seguintes palavras: “Galera, parem de assitir TV demasiadamente, Não usem control C, control V em todas ocasiões, saiam um pouco da internet, não ouçam música pobre e sem valor e vão ler a minha palavra, vão ler outros livros, vão adquirir conhecimento. Vocês podem ser muito mais do que imaginam, porque eu dei para vocês uma mente brilhante. Basta usá-la”.

Como disse o grandioso ser de outro mundo, o famoso E.T. Bilu: “Busquem o conhecimento”.

Willian Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário