quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Einstein, Bíblia e Luz


                    

                  Ninguém sabe direito o que é luz.  Na verdade, a gente sabe o que é , mas não consegue explicar direito. No dicionário aurélio há diversos significados, mas o principal significado é:  “O que ilumina os objetos e os torna visíveis”. Na física, a luz  é considerada uma onda eletromagnética e ao mesmo tempo uma partícula.  No meio científico, é conhecimento, sabedoria, inteligência. 

             No movimento Iluminista (séc. XVII), era o domínio da razão sobre a visão teocêntrica. Eles acreditavam que  o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé. Enfim, há várias especulações do que, realmente, seria a luz. Há fortes indícios de que nós podemos ser feitos de luz.

                     Onde há luz não há trevas. Não importa em qual dimensão estamos;onde há luz, não há trevas. Uma vez, de improviso, Albert Einstein foi questionado a respeito do significado da luz. Prontamente, o gênio da Física respondeu ao seu interlocutor: "Luz é a sombra de Deus".  Em apocalipse 22:5 está escrito:”Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do Sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.” Deus é a luz. A história começou com a LUZ e terminará com ela.

                    Na primeira frase que se tem notícia que Deus falou, havia a palavra Luz: “E haja luz, e houve Luz. E viu Deus que a luz era boa...” Gn 1:3-4. No texto de Gênesis 1, está escrito que a Terra era vazia , sem forma e havia trevas. Deus criou  a luz na Terra , mas Ele já era Luz. Antes de Deus criar a Luz, Ele já era luz. Na Bíblia está escrito que, após a criação de cada dia, houve tarde e manhã, não fala nada sobre a noite, apenas que Deus separou as trevas como noite e a luz como dia. Como Deus estava aqui, não havia noite, porque a luz de Deus não deixava as trevas aparecerem.

                 Deus mandou a luz ao mundo:Jesus. No evangelho de João está escrito: “Eu sou a LUZ do mundo: quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a LUZ de vida”¹; “Enquanto estou no mundo, sou a LUZ do mundo” ²; “Eu vim como a LUZ do mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”³. Luz também pode significar  verdade, o que esclarece o espírito. Naturalmente, trevas é o oposto de luz;logo, pode significar mentira. Então, mentalmente, onde estiver a palavra “luz” , substitua pela palavra “verdade”e onde estiver a palavra “trevas” , substitua pela palavra “mentira”.

           No evangelho de Mateus está escrito: “Vós sois a LUZ do mundo. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus”. Nós podemos ser a luz do mundo. Deus é luz. Jesus é luz. Nós somos filhos de Deus. “Ele veio para os que era seus, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem em seu nome” João 1:11-12.


              “Eu sou o caminho , a verdade (LUZ),  e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 14:¨6. Em João 8:32, está escrito: “ e conhecereis a verdade (LUZ; LUZ=JESUS), e a verdade (LUZ; LUZ=JESUS) vos libertará”. A conclusão é: “e conhecereis JESUS , e JESUS vos libertará”. Para sermos luz, nós só precisamos receber a verdadeira luz: Jesus.

¹ Jo 8:12;
² Jo 9:5;
³ Jo 12:46.

Willian Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário