segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Entendendoabíblia.com



Quando paramos pra ler a bíblia, nos deparamos constantemente com parábolas. Eu não sei você, mas certa vez eu parei e perguntei a Deus o que seria uma parábola. Com o tempo, acabei descobrindo que parábolas eram histórias que Jesus contava na linguagem no publico alvo para ensinar-lhes os segredos lá do céu. Ora, quando ele falava com pescadores, contava parábolas sobre peixes, quando falava com semeadores, falava sobre sementes e plantações.

E por falar em plantações, lá em Mateus 21:33-42 Jesus conta uma história sobre um homem, um agricultor, que fez uma plantação de uvas, pôs uma cerca em volta, construiu um tanque pra pisar uvas e fazer vinho, construiu uma torre para o vigia, deixou alguns lavradores cuidando da plantação e, em seguida, foi viajar. Passado certo tempo, no tempo da colheita, ele envia alguns mensageiros para receber a sua parte, contudo, os lavradores pegaram os mensageiros, agarraram uns, espancaram outros e mataram ainda outro a pedradas ou assassinado. Vendo isso, ele manda mais mensageiros que da primeira vez, mas recebe o mesmo resultado. Então ele tem a brilhante idéia de mandar o seu filho pensando: ‘O meu filho eles vão respeitar’. E a parábola nos conta que os lavradores disseram uns aos outros: ‘Este é o filho do dono; ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo, e a plantação será nossa’.  Por fim mataram mesmo o filho daquele agricultor e Jesus termina dizendo que a pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante.

 Quando eu li esse texto, há algum tempo, eu entrei num diálogo com Deus perguntando o que Jesus realmente queria dizer com essa parábola. Acabei notando que essa história nada mais é que uma analogia com o plano de salvação do Senhor, onde aquele agricultor representava Deus que fez todas as coisas (plantação de uvas) e deixou aos cuidados das mãos dos homens, representados pelos lavradores.

Os mensageiros seriam os profetas, que foram rejeitados, espancados e muitos deles mortos. E o filho, nada mais que Jesus. E é justamente por isso que Jesus terminou dizendo que a pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante. Ele era é e sempre será a pedra mais importante. O que eu acho incrível é que ele já sabia disso tudo e nem por isso “deu pra trás".

Enfim, Hoje eu te desafio a compreender a bíblia de verdade. Deixar pra trás aquela leitura chata e corrida só pra bater a meta de capítulos por dia... E realmente compreender o que Deus quer nos falar através da sua palavra. Essa foi uma interpretação que eu tive desse trecho, podem existir outras, afinal o nosso Deus fala conosco de diferentes formas e meios. Amém? Deus abençoe a todos nós com uma leitura edificante, que a bíblia deixe de ser a parte chata da vida cristã e se torne fonte de vida.

Caio Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário